domingo, 19 de abril de 2009

Os três amores

OS TRÊS AMORES

I
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/82/Maria_Eleonora_of_Brandenburg.JPG/210px-Maria_Eleonora_of_Brandenburg.JPG
Minh`alma é como a fronte sonhadora
Do louco bardo, que Ferrara chora...
Sou Tasso!... a primavera de teus risos
De minha vida as solidões enflora...
Longe de ti eu bebo os teus perfumes,
Sigo na terra de teu passo os lumes...
- Tu és Eleonora...

II
http://www.roteiroromanceado.com/flagrantes/img/julieta.jpg
Meu coração desmaia pensativo,
Cismando em tua rosa predileta.
Sou teu pálido amante vaporoso,
Sou teu Romeu... teu lânguido poeta!...
Sonho-te às vezes virgem... seminua...
Roubo-te um casto beijo à luz da lua...
- Tu és Julieta...

III
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOxSShnLSaG6sVEQQcXhxZLxLeQlxn9Y7R5plcvDJu7cmQxGYqAtGgbB6H-s5XDeCRglFHX2HZ5fSy2gUXD9Eo6IP6XcQKhrfgDsIKUr4m9Bcie9Y-Fngsndv7eTXu2SKsBnyFefZfdMDB/s320/arrufos.jpg
Na volúpia das noites andaluzas
O sangue ardente em minhas veias rola...
Sou D. Juan!... Donzelas amorosas,
Vós conheceis-me os trenós na viola!
Sobre o leito do amor teu seio brilha...
Eu morro, se desfaço-te a mantilha...
Tu és - Júlia a Espanhola!...


Castro Alves
Recife, setembro de 1866.

8 comentários:

Fabricante de Sonhos disse...

Olá!

Belíssimo blog!
Com arte, sentimento e muito poético...
Gostei daqui!!!!
Voltarei!

Parabéns!
De verdade!

Beijo meu...

Fabricante...

Unknown disse...

Furtado,
Eu já havia lido esse maravilhoso poema de Castro Alvez, antes de fazer comentário no seu poema anterior e acabei por lá desaguando a minha dor...
Poema este de imensurável esplendor, que reuni o todo em três amores...
Como suportar a sede, quando o tudo que desejamos é beber dessa água, vigorizante e fecunda, quando se fala de amor?
Obrigada por suas visitas..
Tudo se torna leve quando podemos dividir, compartilhar... A gente deixa de sentir-se só, por alguns instantes...
Obrigada sempre!

Abraços

Mariana Silveira disse...

Nunca havia lido este poema dele, gostei!
É diferente, é bonito.
Um abraço!

Mariana Silveira disse...

Olá. Li agora seu comentário em uma das minhas postagens rs.. a resposta que havia lhe trazido aqui ao blog.
Só tenho a te agradecer.
Vejo que serás um bom companheiro nessa 'caminhada virtual' de blog. E por sinal, gosto bastante de suas postagens ;)
Por isso, voltarei.
Um abraço, boa semana!

Anne M. Moor disse...

Furtado,
Que lindo poema de Castro Alves... Gosto muito dos poemas dele.

Abraço

Rodrigo Leite disse...

Castro ALVES sempre inteligente.
obrigado por valorizar esse tipo de linguagem!

Abraços!

Gianna disse...

Grazie della visita. Bellissimo blog.
A presto.

☆Lu Cavichioli disse...

Que maravilha!!! Eu não conhecia Os três amores. Lindo demais.
beijão da Lu