terça-feira, 10 de novembro de 2009

Flor da mocidade.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4JzEbF552v7oXtKwbx9R-Nw3yYh8tEJr57Sg7ircYk6PC-Nyoxec15AiyJb5iKM3rQnh-Fc4ZJxtKaCCu7Dzvvns66GRi4XX-paAgf4_7RuVR4ITJYI8YJWgg8pdxzm3_r7HwglrcrPU/s400/rosa+azul+girada+y+fondo+negro.jpg

FLOR DA MOCIDADE

Eu conheço a mais bela flor;
És tu, rosa da mocidade,
Nascida, aberta para o amor,
Eu conheço a mais bela flor,
Tem do céu a serena cor,
E o perfume da virgindade.
Eu conheço a mais bela flor,
És tu, rosa da mocidade.
Vive às vezes na solidão,
Como filha da brisa agreste,
Teme acaso indiscreta mão;
Vive às vezes na solidão.
Poupa a raiva do furacão
Suas folhas de azul celeste.
Vive às vezes na solidão,
Como filha da brisa agreste.
Colhe-se antes que venha o mal,
Colhe-se antes que chegue o inverno;
Que a flor morta já nada val,
Colhe-se antes que venha o mal.
Quando a terra é mais jovial
Todo o bem nos parece eterno.
Colhe-se antes que venha o mal,
Colhe-se antes que chegue o inverno.

Machado de Assis.
Do livro Falenas-(1870).

10 comentários:

Felina Mulher disse...

Boa noite meu anjo!
Parabéns, belíssima homenagem a Machado de Assis, um dos maiores escritores de nossa literatura.

Tenha uma noite de sonhos inspiradíssimos:)

Beijos.

ANTOLOGIA POÉTICA disse...

Obrigada amigo
Sua presença é muito importante prá mim......Beijos na alma

Machado de Assis,amo de coração
boa escolha amigoooooooooo

Eu conheço a mais bela flor;
És tu, rosa da mocidade,
Nascida, aberta para o amor,

Maravilhosoooooooo

Besosssss...........M@ria

Anônimo disse...

Amigo, te espero aki neste meu mais novo cantinho.

Sempre será bem vindo....Obrigada!

Anônimo disse...

Sei de cor este poema.
Já recitei muito. Me deu até saudades.
Bjs querido.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo.
Machado de Assis é um clássico de nossa literatura. Como comentá-lo.
Forte abraço

Casa da Poesia disse...

Furtado...
Agradecendo mais uma vez a sua visita à Academia da Poesia e deixando um convite para que vc dê uma espiada lá na nossa Casa da Poesia.
www.casadapoesia.ning.com

Abraços

Renato Baptista

Luci disse...

A mocidade é uma fase de descobertas...

Lindooo poema de Machado de Assis.
Abraço amigo.

AFRICA EM POESIA disse...

Furtado

Vamos com o pensamento para onde queremos.
É nosso ...
é livre,
é importante
que o saibamos Aproveitar e tiremos partido dele
Um beijo

VOA PENSAMENTO


Corro o mundo
O meu pensamento voa...
Voa rapidamente...
E foge-me entre os dedos...

Eu tento agarrar...
Abro as mãos...
Mas não consigo...
E deixo-o ir...

Como é bom fugir...
Como é bom voar...
E tu pensamento...
lá vais mundo fora...

Mas como tudo na vida...
Vais e voltas...
E eu aqui, espero-te...
E quando vieres...
Com as minhas mãos...
Vou agarrar o sonho...
Que vem dentro de ti!...

LILI LARANJO

Lou Witt disse...

É sempre bom ler Machado de Assis.

Obrigada por esse momento, querido amigo!!!

Beijo de carinho!

Unknown disse...

Bem vindo ao M@ria & M@ria

Cantinho Poético também

Bjsssssssssssssss