segunda-feira, 22 de março de 2010

A descoberta da anestesia.

http://www.odontologiaunmsm.com/web/img/facultad_odontologia2.jpg

A DESCOBERTA DA ANESTESIA

1844Horace Wells, dentista americano, descobre a anestesia dentária. Exercia a Odontologia em Hartford, Connecticut. Assistiu a 10 de dezembro a uma exibição, em que o público se divertia com os efeitos cômicos do protóxido de azoto. Desgovernado pela inalação deste gás, um caiu com a perna sangrando, sem sentir dor. Wells, que tudo observara, convidou o químico, Dr. G. Q. Colton, preparador do referido protóxido a ir ao seu consultório. Presente ali no dia imediato, Wells pediu ao seu colega Riggs que lhe extraísse um molar superior, inalando previamente aquele gás. Assim se fez tendo o Dr. Colton lhe anestesiado. Após a extração disse Wells: “Eis aqui uma nova era da extração dentária. Nada me doeu, nem sequer a dor da picada de um alfinete. É a maior descoberta já feita”. Desde então Wells passou a aplicar diariamente o protóxido de azoto. Em 1845 foi a Boston propagar seu novo método. Dentre os dentistas e médicos, somente Morton, seu antigo discípulo e colega de consultório lhe deu crédito. Ambos convidaram o Dr. Warren, do Hospital Geral de Massachusetts para uma demonstração aos seus alunos. Este, apesar de não crer na eficiência do protóxido de azoto, incapaz, segundo ele, de anestesiar o tempo suficiente do ato cirúrgico, acedeu ao convite. Reuniu na mesma noite os estudantes. Iniciada a operação, diante de grande expectativa, o paciente gemeu do primeiro ao último instante, redundando em tremando fracasso. Wells foi ridicularizado e tachado de charlatão. Fora infeliz. O gás empregado era de qualidade inferior. Desiludido, voltou a Hartford. Dois anos depois, mais entusiasmado, embarcou para a Europa, a fim de difundir a sua descoberta. A Sociedade Médica Francesa e os demais médicos europeus, porém, não lhe deram ouvidos. Preferiram o éter sulfúrico, de origem européia, mais conhecido entre eles. Além disso, um médico escocês, o Dr. Simpson, descobriu os efeitos do clorofórmio como anestésico. Desesperado, Wells voltou para os Estados Unidos. Somente mais tarde é que a Sociedade Médica Francesa lhe conferia um Diploma de Honra. Reconheceu nele o verdadeiro descobridor da anestesia pelo protóxido. Uma carta lhe comunicara que a Associação dos Médicos de Paris “proclamara, por um voto, que é unicamente a Horace Wells, de Hartford, Connecticut, que cabe a honra de ter pela primeira vez vencido a dor, fazendo um doente respirar os gases vaporizados”. Esta carta, porém, chegou atrasada. Alguns dias antes, a 24 de janeiro de 1848, torturado e desgostoso, Horace Wells já se havia suicidado.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 3, página 409.

9 comentários:

Anônimo disse...

es muy admirable tu labor. gracias por compartir este post.
un abrazo

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo
Não conhecia essa história, aliás a gente faz uso de muitos procedimento sem se quer preocupar-se com a origem. Pena que terminou de maneira trágica.
Grande abraço

Elaine Barnes disse...

Não sabia disso,nossa que pena que ele não aguentou,se dedicou uma vida e sem o reconhecimento não esperou mais um pouquinho. Tem coisas que a gente não entende,principalmente sobre as expectativas de cada um e os limites também. Contribuiu para a humanidade e sua passagem por aqui não foi em vão. Montão de bjs e abraços e uma sena repleta de boas surpresas

Anônimo disse...

Rosemildo, agradeço pelas palavras, mas aquilo não é questão de pedir desculpas, e sim, de tomar vergonha na cara. O blog daquela garota é constituído por 97% de plágios. Estive fazendo uma pesquisa com um amigo ontem a noite...Os textos dela são de outras pessoas, e ela não colocou os créditos nem links que nos remetessem aos sites de origem.
É vergonhoso.
Caso ela não tire o meu, avançarei com medidas mais sérias.

Um beijo

Elaine Crespo disse...

Oi Furtado!

Adorei o post muito interesante!!
Aliais SEMPRE!!ADORO...

Tem um selo para você no meu blog!!
Se gosta de selos vai lá e pega, seu blog merece!!

Bela semana!

Beijos
Elaine

Déia disse...

Sou a sua maior fã!
Nada faço sem anestesia, nem limpeza no dente!!

Eu reconheço seus méritos!

bj

Anônimo disse...

Tb não conhecia.
Bom saber.
Bjs querido.

Unknown disse...

Olá amigo!!
Mais um interessante texto.
Obrigada por compartilhar.

Beijos na alma!!!!!

Si Arian disse...

Amiguinho, tbm não conhecia a descoberta da anestesia.
Fazemos muito uso e não sabemos de onde provem.
Receba um grande abraço