segunda-feira, 21 de junho de 2010

Circulação sanguínea.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjo2R5s0QSiY-wCmGGERj-yQWKPJGbeYNyx_KwhJhKZhOqHOqD1C7iEHHHK_03iIsJbNhG4w8intGCIFXz-Gq5kvZfsIXNkG1dsU1Xqs0-E5s1TFplN4Qd0TXYb5SagylE0P-3rA6Fm07A/s400/coracao_interior.png
http://health.learninginfo.org/images/harvey-william.jpg

CIRCULAÇÃO SANGUINEA

1628William Harwey, sábio inglês, descobre a circulação do sangue, que ele descreve, pela primeira vez, cientificamente. Depois de seus estudos em Pádua, com o professor Vesalius, pai da moderna Anatomia, logrou saber que o sangue estava contido em uns tubos, pelos quais corria constantemente, partindo do coração e a ele voltando, depois de percorrer a intricada rede de veias e artérias; porém, infelizmente, não tinha à sua disposição aparelhos adequados, a fim de observar a passagem do sangue do sistema arterial para o venoso. O caso é que até então esse problema se achava envolto no mais profundo mistério. Em suas pesquisas, William Harwey não dispunha sequer de um microscópio, mas ele se utilizou de um vidro que aumentava o tamanho das coisas. Foi então que, com o uso desta lente, ele começou a observar o funcionamento do coração de vespas e mosquitos. Harwey descobriu que o coração é, na realidade, uma bomba que movimenta o sangue em torno do corpo. Data de então, o emprego da “tomada de pulsação”, como primeiro diagnóstico a ser visado pelo médico. A pulsação do coração pode ser observada através de uma das artérias próximas da superfície da pele. As artérias são elásticas, intumescendo e voltando ao normal, na medida em que o sangue passa por elas numa série de vagas. Por conseguinte, o impulso ou batida é realmente a expansão e a contração regulares das paredes das artérias, que continuamente recebem o bombeamento do sangue pela ação do coração.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 147/148.

13 comentários:

Antònio Manuel disse...

Caro: Furtado:

Amigo vim lhe agradecer sua visita!

Carissimo:

Me perdôe minha ausência

Tenho tido pouco tempo desponivel.

Sou amador e pratico ciclismo, como aqui agora è verão tento aprouveitar ao maximo o tempo para me sentir em forma, perante meus colegas.


Maravilhoso trabalho este!

CIRCULAÇÃO SANGUINEA


1628 – William Harwey, sábio inglês, descobre a circulação do sangue, que ele descreve, pela primeira vez, cientificamente. Depois de seus estudos em Pádua, com o professor Vesalius, pai da moderna Anatomia, logrou saber que o sangue estava contido em uns tubos, pelos quais corria constantemente, partindo do coração e a ele voltando, depois de percorrer a intricada rede de veias e artérias; porém, infelizmente, não tinha à sua disposição aparelhos adequados, a fim de observar a passagem do sangue do sistema arterial para o venoso.

Màis uma vez Caro Amigo Furtado no séu melhor:

Lhe desejo uma otima semana chéia de realizações,em Pàz e muita Saude


Forte Abraço


Antònìo Manuel

Everson Russo disse...

Belas instruções....abraços fraternos amig e uma semana cheia de paz pra ti.

Valéria lima disse...

Sempre encontro aqui duas coisas das quais aprecio muito: poesia e informação.

BeijooO*

Sandra Gonçalves disse...

Sempre que venho aqui fico grata por tanta informação.
Acho maravilhosa essa sua iniciativa de pesquisar de forma responsavel temas tão importantes e ainda nos presentear com eles.
Obrigado. Bjos achocolatados

Anônimo disse...

Obrigada pela aula!! :)

Beijinhos e boa semana!

Wanderley Elian Lima disse...

É sempre bom saber mais um pouco. Obrigado.
Abração

Anônimo disse...

E eu que não sabia nada disto!
Foi bom aprender!
Bjs.

Caminhos Poéticos disse...

"Um amigo vem e segura a sua mão ou te abraça. Não perca essa oportunidade - porque Deus veio na forma da mão, do abraço, na forma do amigo".

(Osho)

Beijos de coração prá coração...M@ria

Elaine Crespo disse...

Caro amigo Furtado

Muito interessante o post! Gostei:D

Você é fantástico!
Viu o quanto ele éra importante para o mundo literário e quanto vai fazer falta.
Mais deixou um belo legado!

Um linda semana!

Beijos,
Elaine

Elaine Crespo disse...

Caro amigo Furtado

Muito interessante o post! Gostei:D

Você é fantástico!
Viu o quanto ele éra importante para o mundo literário e quanto vai fazer falta.
Mais deixou um belo legado!

Um linda semana!

Beijos,
Elaine

Anônimo disse...

Prá Voce...

Um ramalhete
Com rosas e alecrim
Nele, fitas de afeto
Em laços de bem querer,
Um sorriso em cada pétala
Um bilhete de paz
Pra tua vida...
E um pedido!
Jamais se esqueça de mim!

(Sirlei L. Passolongo)

Saudações Poéticas.....M@ria

Unknown disse...

É meu amigo, por isto que temos que cuidar muito bem dessa peça gloriosa, responsável pela circulação sanguínea. Cuidando das emoções poris que ele reage a todas elas. Ele sente o amor, sente a raiva, ele acompanha tudo e cá pra nós, coitado que responsabilidade... mas como apaixonado ele ecelera e sai de baixo que o danadinho vibra e não se entrega fácil.

Muito boa aula
Valeu

bjs
Livinha

Elaine Barnes disse...

Esse blog é uma escola. Como aluna fico aqui lendo e refletindo...Adorei! Montão de bjs e abraços