quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aqui morava um rei.


AQUI MORAVA UM REI 

Aqui morava um Rei quando eu menino 
Vestia ouro e castanho no gibão 
Pedra da sorte sobre o meu destino 
Pulsava junto ao meu seu coração 

Para mim, seu cantar era divino 
Quando ao som da viola e do bordão 
Cantava com voz rouca o desatino 
O sangue o riso e as mortes do sertão 

Mas mataram meu pai, desde esse dia 
Eu me vi como um cego sem meu guia 
Que se foi para o sol, transfigurado 

Sua Efígie me queima, eu sou a presa 
Ele a brasa que impele ao fogo, acesa, 
Espada de ouro em Pasto Ensanguentado 

Ariano Suassuna 


Sexto ocupante da Cadeira nº 32, eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado e recebido em 9 de agosto de 1990 pelo Acadêmico Marcos Vinícios Vilaça

Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no sertão, na Fazenda Acauhan. 

Com a Revolução de 30, seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral. 

A partir de 1942 passou a viver no Recife, onde terminou, em 1945, os estudos secundários no Ginásio Pernambucano e no Colégio Osvaldo Cruz. No ano seguinte iniciou a Faculdade de Direito, onde conheceu Hermilo Borba Filho. E, junto com ele, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol. Em 1948, sua peça Cantam as Harpas de Sião (ou O Desertor de Princesa) foi montada pelo Teatro do Estudante de Pernambuco. Os Homens de Barro foi montada no ano seguinte. Quer ler mais? 

Fonte: Academia Brasileira de Letras

Visite também:

5 comentários:

chica disse...

Suassuna é maravilhoso!!!Linda escolha!!!abração,chica

Everson Russo disse...

Simplesmente maravilhoso meu amigo...abraços de bom dia.

Anônimo disse...

MUY SENTIDOS LOS VERSOS QUE NOS COMPARTES.
UN ABRAZO

Antonella Riviello disse...

Un forte abbraccio a te e un profondo ringraziamento per le parole lasciate sul mio post. Purtroppo il tempo è sempre poco e non riesco a passare da tutti ... ma sentirti è sempre un piacere e leggerti ancora di più! Buon lavoro sulle tue pagine! Un bacio!

Sandra Gonçalves disse...

Muito bom amigo, amei , não conhecia.
Bjos achocolatados