terça-feira, 1 de novembro de 2011

Primeiro Teórico Musical.


PRIMEIRO TEÓRICO MUSICAL 

2500 – Surge o Primeiro Teórico Musical do MundoLing-Lun é o primeiro teórico musical que se conhece no mundo. Ele estabeleceu como base da música o sistema de cinco tons distintos, chamado escala pentatônica. É sumamente interessante ver como esta doutrina musical domina não somente a quase todos os povos asiáticos e alguns primitivos europeus, como a muitos grupos de indígenas africanos e americanos. Também chamam a atenção os nomes simbólicos que o sábio Ling-Lun deu as cinco notas, relacionando cada uma com uma classe social: Kong, a primeira e mais alta nota simbólica, o imperador; Chang, a segunda, significa ministro; Kio, a terceira, leva o sentido de população urbana; Tchi, a quarta, expressa os serviços públicos; e, finalmente, Yu, a última e mais baixa nota, representa os camponeses. Daqui se depreende que a escala chinesa é contrária a nossa, o que vale dizer, descendente. Pois também existia na china outro sistema tonal, posterior ao pentatônico e sumamente complicado; parece que nele já apareciam os doze semitons da nossa música. Por tudo isso e pelos raros documentos que nos legaram sobre os instrumentos chineses, tão desencontradas quão tristes e solenes, nada sabemos de sua música propriamente dita, que fez parte muito essencial de sua vasta civilização. 

Nota: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada pelo ilustre professor Elias Barreto e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 01, página 11.

Visite Também:

6 comentários:

Anônimo disse...

MUCHAS GRACIAS POR TAN MAGNÍFICA INFORMACIÓN.
UN ABRAZO

Everson Russo disse...

Interessante essa meu amigo...abraços de bom dia pra ti...

Anônimo disse...

Que interessante!
Eu só conhecia a origem das notas musicais. Conece? Não seja por isso:
Quem inventou os nomes das notas musicais?

Foi o monge beneditino Guido de Arezzo, que viveu aproximadamente entre os anos de 995 e 1050, quem inventou a denominação das notas musicais que se consagrou a partir do século 12 – e, por conta disso, ele é considerado o pai da música.

Padre Arezzo, além de músico, foi também um pesquisador, dedicando-se a registrar e padronizar os escritos musicais para que eles pudessem ser guardados e reproduzidos. Para criar os nomes das notas, ele tomou a primeira sílaba de cada verso de um hino de louvor a são João Batista: “Ut queant laxis / Resonare fibris /Mira gestorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes”. A tradução é algo como: “Para que teus servos/ Possam, das entranhas/ Flautas ressoar/ Teus feitos admiráveis /Absolve o pecado / Desses lábios impuros/ Ó são João”.

No século 17, houve a troca de “ut”, por “dó”, provavelmente por conta da dificuldade de pronúncia do primeiro. O “si” nasceu da abreviação de “sancte Iohannes”, ou são João em português.

Bjs.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Repetindo-me, mas é o que sinto.
Saio sempre daqui mais rica e saber é sempre bom.

Um beijinho
Sonhadora

chica disse...

Sempre aprendemos quando postas assim...abraços,bom feriado!chica

Guma disse...

Caro amigo Rosemildo

Aprendendo com sua postagem e por adição do comentário da querida amiga Fátima, algo mais, e é assim nesta partilha de conhecimento e amizade que se vai absorvendo cultura geral de uma forma prazerosa.

Receba minha admiração.
Kandandos