sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A assembleia dos ratos.


A ASSEMBLEIA DOS RATOS 

Um gato, de nome Faro-Fino, deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha, que os sobreviventes sem ânimo de sair das tocas, estavam a pique de morrer de fome. 

Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. 

Aguardaram, para isso, certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à lua. 

– Acho, disse um deles, que o melhor meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo no pescoço. Assim, mal se aproxime a fera, o guizo a denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo. 

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O orador foi abraçado e gabado como o maior talento da geração e, posto a votos, foi o projeto aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro e muito positivo, o qual, pedindo a palavra disse: 

– Está tudo muito direito. Mas quem amarra o guizo no pescoço de Faro-Fino? 

Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação. 

Moral da história: DIZER É FÁCIL; FAZER É QUE SÃO ELAS! 

Monteiro Lobato

Visite também:

5 comentários:

chica disse...

Essa vale pra sempre, não é? Legal!!! abração,chica e ótimo fds!

Everson Russo disse...

Realmente o ato de realizar vai bem além das palavras...abraços de bom final de semana meu amigo.

Hana disse...

É verdade amigo, atitude, ação, é que sçao elas, adorei seu texto, viu, uma abraçinho, de urso!
Vou te deixar com Mario Quintana

O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores
Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.(Mario Quintana)
Com carinho
Hana

Anônimo disse...

"Se eu gosto de poesia? Gosto de gente,
bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho,
papos amenos, amizade, amor. Acho que
a poesia está contida nisso tudo."

Carlos Drummond de Andrade


Bom FDS....Beijos & Flores...M@ria

Severa Cabral(escritora) disse...

Belo alvorecer meu vizinho!
Vim aqui se torna uma rotina,pois seus post me instiga na leitura...
Monteiro Lobato é recordação de minha infância...
"Moral da história: DIZER É FÁCIL; FAZER É QUE SÃO ELAS! "
Fazer é difícil,kkkkkkkkkkkkk
bjssssssssssssssss