quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Criação da primeira agência de publicidade.


CRIAÇÃO DA PRIMEIRA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE 

1554 – Pierre Eyguen, pai de Michel Montaigne, funda em Bordeaux, na França, a primeira Agência de Publicidade do mundo. Deve ser considerado o verdadeiro fundador das modernas agências de anúncios e publicidade, das agências de empregos, dos anúncios e da própria imprensa. Substituiu os “simples avisos” gritados de tempos a tempos, em todas as esquinas, que se faziam com o auxílio de trompas. Lê-se nos ensaios, capítulo 34: “Meu pai disse-me, outrora, que organizara nas diversas cidades do Norte, agências especiais, nas quais, os que desejavam qualquer coisa, iam registrar em um livro especialmente destinado a este fim. “Desejo vender pérolas”. – “Desejo dama de companhia para viagem a Paris”. – Desejo saber do paradeiro de minha irmã, Mlle. Ivete Corbin”. – “Precisa-se de professor de latim”. – “Precisa-se de bom carpinteiro”. – “Desejo vender isto... Comprar aquilo... Alugar aquil'outro”. – Cada um segundo suas necessidades. “Parece-me que esse processo de avisos mútuos traria comodidade ao comércio público; porque sempre existem condições que se entre-buscam e, no entanto, nos deixam, quase sempre, em extrema necessidade”. Pierre Eyguen foi jurado e prefeito de Bordeaux. 

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 120/121.

Visite também:

9 comentários:

chica disse...

Mais uma que aprendo!abração,chica

Everson Russo disse...

Hoje em dia vemos o quanto foi importante essa criação...publicidade é tudo na vida...abraços de bom dia pra ti amigo.

Antônio LaCarne disse...

sempre ótimas informações que me surpreendem. o que foi ótimo ao ler isso como a primeira coisa do dia.

abraços.

Si Arian disse...

Bom diaaa,
Lendo Rosemildo e aprendendo... rsrs
Tenha um ótimo dia.
Abraço.

Anônimo disse...

UNA INFORMACIÓN MUY, MUY VALIOSA!!
UN ABRAZO

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite meu vizinho querido!
Amo esse vizinho tanto mas não vejo,kkkkkkkkkkk
Mas mesmo assim hoje vim trazer um convite especial.
vá no meu cantinho comungar comigo da minha vitória da qual vc tbm faz parte.
bjssssssssssss

Flor de Lótus disse...

Sempre um novo aprendizado.
beijosss

Unknown disse...

Quero te servir a poesia
numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo.

Cora Coralina

Beijos e o meu carinho...M@ria

Carla Fernanda disse...

Vou falar para a minha filha que é publicitária...mas ele teve uma bela iséia hein??
Beijos e boa noite Rosemildo!!
:D